Web: Golpes na internet e como não cair neles - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Web: Golpes na internet e como não cair neles


 A internet também exige cautela, links chamativos, promoções a preço de 'banana' e sites de vendas totalmente desconhecidos são sempre um ótimo abrigo dos golpes digitais. A empolgação de fim de ano do compradores virtuais intensifica ainda mais os roubos de dados e dinheiro das vítimas. Listamos, a seguir, os golpes virtuais mais comuns no Natal:

Lojas virtuais fantasmas

      Lojas de design convincente, aparência acima de qualquer suspeita, preços atrativos, no entanto sua compra nunca será entregue, e muito menos, o seu dinheiro devolvido.
  • Atenção aos preços muito baixos;
  • Procurar recomendação da loja com amigos ou conhecidos; 
  • Verificar se tem endereço e telefone fixo no site e ligar para confirmar (nem sempre as lojas adequadas possuem, mas ajuda em caso de não ser muito conhecida);
  • Buscar no Google o nome da loja e analisar os resultados.
  • Se houver muitas reclamações nas redes sociais e no ReclameAqui, desconfie!
(Fonte: HtFórum )

Recadastro em lojas virtuais

     A maneira de roubo de dados também se qualifica da seguinte forma, geralmente é recebido um e-mail em nome uma grande rede, solicitando atualização/recadastramento de dados. É solicitado envio de informações pessoais como Nome, CPF, Endereço, Telefone e até contas bancárias.

  • Ao invés de clicar em links que chegam por e-mail, prefira alterar seus dados de cadastro entrando diretamente nos sites das lojas virtuais.


Cartões animados virtuais

    Durante as épocas festivas é muito comum receber Cartões animados virtuais. E também é propício para os hacker o compartilhamento de "cartões animados contaminados", que quando carregados instalam vírus em seu dispositivo, que podem até mesmo roubar senhas.

Promoções falsas

Promoções extremamente atrativas estão em destaquem em toda internet, muitas vezes espalhadas por criminosos digitais em nome de grandes redes. A promoções costumam a vir acompanhadas de links para solicitação de dados, que caem diretamente com os criminosos.

Fuja dos golpes

O fim de ano exige alguns cuidados não só na hora de comprar os presentes ou escolher o look, exige cuidados ao fazer as compras por isso, quando for baixar arquivos ou compres pela internet, escolha sites conhecidos. Eles procuram ter um sistema de segurança mais robusto para proteger dados dos visitantes.

E aí vai ficar atento na hora das compras?! Estes foram apenas alguns dos conselhos para não cair em ciladas na internet, feitas com ajuda do Segurança Digital - UOL,  HtFórumBBC Brasil e Detetive Daniele


Nenhum comentário:

Postar um comentário